A influência do elemento negro
Abordarei neste, a relevância do elemento negro na formação do país e suas contribuições, desde o período colonial até a atualidade. Mostrarei a influência do negro em diversos segmentos da cultura, religião, economia e etnia brasileira.
Mostrarei a grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver, a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana. Assim como a importância que trouxeram na alimentação e a influência da religião africana.
Entre outros tópicos tratarei também do racismo e do preconceito, mostrando sua raiz no processo de escravização dos povos africanos pelos europeus e das características resultantes deste processo, que não se perderam com o tempo e permanecem até hoje acumuladas na diversidade brasileira.
A Influência do Elemento Negro
A cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos trazidos para cá por meio do tráfico transatlântico de escravos, no período colonial. A cultura européia, tida como branca, predominava no país e não dava margem aos costumes africanos, que era discriminado pela sociedade branca, na época, maioria. Então, observa-se que na sociedade não se tinha as manifestações; porém, os negros tinham sociedades clandestinas, chamadas de quilombos.
Lá, nessas comunidades, havia a liberdade para os negros se manifestarem, tudo de acordo com os costumes de suas terras natais. Nos engenhos de açúcar, eles desenvolveram a capoeira: uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança, era praticada para se usar contra os inimigos (senhores de engenho).
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem