religiões africanas
Rafaela Alves Feitosa
Prof.ª Regina Ballmann
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED-0738) – Prática do Módulo I
11/06/2013
RESUMO
As religiões afro-brasileiras despertam muitas curiosidades, por isso trataremos das características que diferem a Umbanda e o Candomblé. Sabemos que a religião tem grande influência na vida das pessoas e com o surgimento dessas duas importantes religiões ocorreu o sincretismo religioso que recebeu este nome, pois os fiéis começaram a disfarçar os nomes dos orixás com nomes de santos católicos pois os católicos não aceitavam outras religiões que não seguissem seus padrões. Com a Proclamação da República, a Igreja e o Estado se separaram então a polícia foi proibida de discriminar uma religião. Além disso, as religiões afro-brasileiras tornaram-se objetos de estudo e respeito.
Palavras-chave: Candomblé e Umbanda; Cultura; Religiões Afro-Brasileiras.
1 INTRODUÇÃO
No primeiro momento abordaremos um pouco da história e cultura afro-brasileira na educação, abordando ligeiramente a chegada dos negros ao Brasil e sua influência.
A seguir falaremos sobre as religiões africanas que se formaram no Brasil com a chegada dos negros. Nosso estudo está centrado em dois grandes grupos: a umbanda e o candomblé. No inicio estas religiões eram tratadas de forma preconceituosa, acusadas de bruxaria e recebiam punições absurdas. Os fiéis tiveram que criar táticas para cultuar seus deuses e não receber punições em praças públicas.
Por fim, poderemos observar que a vinda dos negros africanos pôde proporcionar um grande crescimento cultural, como até hoje é muito importante para a religião.
2 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO
A história do Brasil pode ser contada de varias formas, mas a vinda de negros ao nosso país sempre foi de luta e sofrimento. Era instalado no Brasil um sistema que escravizava os negros