314289860116
4616 palavras
19 páginas
[Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Planejamento, Programação e Controle de Produção
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Ribeirão Preto / SP
2012
INTRODUÇÃO
Dentro de um projeto, uma operação deve operar continuadamente, o PPCP preocupa-se com isso, desde a produção, até o consumidor final. Planejamento e programação são bem distintos, pois o primeiro está ligado a um maior horizonte de tempo (médio e longo prazos) enquanto o segundo preocupa-se mais com o curto e médio prazos. O fato de o médio prazo estar em uma conjunção é porque estes períodos dependem da estrutura organizacional de cada empresa para o planejamento bem como pelo tipo de produto fabricado.
O planejamento diz respeito às tarefas mais abrangentes, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Se separarmos esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de materiais, fica mais difícil dizer que se está programando uma compra, em vez de se estar planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.
Deixando esta semântica de lado, o importante é mostrar uma visão abrangente do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), termo que será utilizado para distinguir as diferenças entre o planejamento e a programação.
Veremos como o planejamento e controle da produção organiza seus órgãos para realiza suas operações de produção, e qual o processo adotado independente de lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais vêm do fornecedor até chegarem à expedição ou depósito de produtos acabados.
Que para a produção acontecer, devemos observar as entradas e insumos que vem proveniente dos fornecedores, e como ingressam no sistema de produção através do almoxarifado, e o tempo que ela fica sendo ali estocada até seu eventual uso na linha de produção. Como a produção