A INFLUÊNCIA DO CAPITAL HUMANO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE AVIAMENTOS – ESTUDO DE CASO MULTIPLO
Todo processo de mudança se faz por meio das pessoas, portanto, a gestão do capital humano é um fator de grade relevância em organizações que almejam inovar-se.
Tratando-se de empresas de pequeno porte, Rothwell e Dodgson (1991) informam que embora possuam algumas vantagens, em relação às demais, como gerenciamento de maneira mais dinâmica e com mais disposição para assumir riscos e ter uma comunicação interna informal e eficiente, elas encontram-se em situação desvantajosa, por se tratar de Recursos Humanos, por não terem meios de incorporar pessoas especializadas ou bem qualificadas, e por não conseguirem assumir os riscos financeiros de inovação nem reunir o capital necessário para crescer rapidamente.
As pequenas empresas não têm dinheiro suficiente nem pessoas suficientemente talentosas. Precisam enfrentar a dura realidade das pequenas contas bancárias e do staff gerencial limitado. (LONGNECKER, MOORE E PETTY, 1998, p. 420)
A relevância deste tema justifica a realização deste trabalho que teve como problema: Qual a influencia dos funcionários no processo de inovação de empresas do ramo de aviamentos?
Visando responder à pergunta norteadora estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: identificar a influencia do capital humano nos processos de inovação de empresas do ramo de aviamentos. E como objetivos específicos:
1) Conhecer a percepção dos funcionários quanto ao processo de