Lógica de Programação
Uma boa forma de começar a entender a lógica de programação é primeiro entender conceitos básicos e definições de o que vem a ser essa tal lógica de programação, onde a usamos e como ela me é útil.
1.1. DEFINIÇÕES
Vamos agora ver alguma definições para começarmos a entender este novo mundo de possibilidades.
1.1.1. Lógica
Lógica, termo grego logiké, relacionado com a razão, logos, palavras ou discurso, que significa a ciência do raciocínio.
A lógica é um instrumento do pensar, consequentemente, é uma busca pela verdade, pela razão, pelo pensar corretamente, e para isso usa-se regras e fórmulas que comprovam ou alcançar uma determinada teoria, meta ou lógica.
A lógica é a principal ferramenta para a evolução humana pois foi quando o homem começou a assimilar eventos que aconteciam ao seu cotidiano com ações que aconteciam antes que se obteve o conhecimento para se criar aquele evento, um exemplo disso é a descoberta da plantação, os homens pré-históricos relacionaram que o lugar onde se jogavam as sementes eram os mesmo que meses depois eles encontravam seus alimentos, então se eles plantassem essas sementes próximo de suas casas e cuidassem dela, lá nasceria outras plantas que lhe dariam alimento e não teriam mais de procura-las.
1.1.2. Algoritmo
Algoritmo é uma sequência de instruções que quando seguidas em uma determinada ordem resulta no mesmo resultado ou na mesma saída, pensando por este ponto podemos afirmar que tudo que fazemos no nosso cotidiano tem a ver com o algoritmo e consequentemente é uma parta da lógica.
Imaginem o seguinte problema, queremos fazer uma pizza de presunto e mussarela, para resolver este problema precisamos primeiro definir quais serão os passos para a resolução deste problema:
a) Preparar a massa
b) Passar molho de tomate
c) Adicionar o presunto
d) Adicionar a mussarela
e) Adicionar a cebola
f) Adicionar o orégano
g) Adicionar a azeitona
h) Deixar o fogão aceso por 15