Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica
A distribuição de energia elétrica pode ser, e é, realizada de duas maneiras: por sistema Radial, este sendo Simples (sem redundância) ou com Recurso de Manobra (com redundância), e pelo sistema de Anel.
Sistema Radial
Este consiste em realizar uma distribuição de forma linear, onde as SE’s (subestações) não se encontram interligadas entre si. Porém, pode ocorrer que, mais de uma seja ligada às cargas. Esse sistema é dividido em dois:
Sistema Radial Simples
No Sistema Radial Simples a carga é alimentada apenas de um sentido, não podendo utilizar-se de outra SE para alimentação. Esse sistema é geralmente utilizado em regiões rurais, onde não é exigido muito da rede. O custo é mais baixo, porém a confiabilidade da rede é posta a prova, já que a região depende de apenas essa rede de transmissão. Sendo assim, para que haja uma boa relação custo benefício, é necessário que se utilize de bom material na instalação da rede, pois qualquer falha seria bastante significativa. No caso da imagem, as bolas pretas representam as SE’s e as brancas as cargas.
Sistema Radial com Recurso de Manobra
O Sistema Radial com Recurso de Manobra é disposto quase da mesma forma que o simples, porém neste a carga pode estar ligada a mais de uma SE, podendo ser realizada manobra de troca de fonte na rede, mantendo assim uma rede mais confiável. Essa rede é a mais utilizada em regiões urbanas.
Sistema de Distribuição em Anel
Já este consiste em uma distribuição totalmente interligada, onde as SE’s formam um circulo estando uma interligada à outra e, as mesmas, interligadas à carga. Assim a redundância se torna maior nesta rede.
Fatores de Projeto
Fator de Demanda
O fator de demanda é utilizado quando se deseja conhecer o quanto dos aparelhos instalados em uma indústria, ou outrem, é utilizado. Esse fator é dado pela razão entre a demanda máxima da empresa e o potencial máximo instalado. Quanto mais