A INFLUÊNCIA DO AUMENTO DAS ATIVIDADES SOLARES NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS - TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS
TEMPESTADES GEOMAGNÉTICAS
INTRODUÇÃO
Tempestade geomagnética é o nome que se dá a um distúrbio que ocorre quando há erupções solares com ejeções maciças de massa da coroa solar e um grande fluxo de radiação emitida pelo Sol atinge o campo magnético e a atmosfera da Terra. Quando fortes rajadas de vento solar alcançam a Terra, as ondas de radiação se chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre. Em casos extremos pode causar quedas de energia elétrica, interferência no funcionamento dos satélites de comunicações e de instrumentos de navegação, com efeitos imprevisíveis sobre o clima. As auroras boreais e austrais são espetáculos luminosos que ocorrem com as tempestades geomagnéticas.
1. Consequências das Tempestades Geotérmicas em equipamentos eletrônicos.
Havia no princípio uma imensa nuvem de gases e poeira. Ao longo de milhões de anos essa gigantesca nuvem foi se contraindo e se adensando, até formar o Sol. A energia do Sol é gerada pela fusão nuclear no seu núcleo. Fusão é a colisão de átomos em alta temperatura e velocidade que os tornam um único átomo e liberam energia, ou seja, o mesmo funcionamento prático de uma usina nuclear transformando o hidrogênio em hélio, devido as suas condições de pressão e temperatura extremas.
Ocorrem no sol erupções solares que são responsáveis pela emissão de altos níveis de radiação no espaço, causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. Os gases, vindos das erupções solares são lançados para fora da superfície do sol para a coroa solar, onde atingem altas temperaturas formando os anéis coronais. As ejeções de massa coronal, que são partículas de altas energias, lançadas no espaço interplanetário podem transportar 10 bilhões de toneladas de gás eletrizado e superam a velocidade de um milhão de quilômetros por hora. Quando atingem a Terra, a magnetosfera do planeta