A influência das características antropométricas em atletas de voleibol durante a acão de jogo
INTRODUÇÃO
O voleibol foi criado em 1895 pelo norte americano Willian George Morgan. Ao longo da evolução desse esporte observa-se maior popularidade e competitividade nas competições esportivas. Conforme afirma Massa et al (2003), é um das modalidades esportivas mais complexas, onde a habilidade perfeita na execução de seus fundamentos e as características físicas de seus atletas são fundamentais para um ótimo desempenho na equipe.
Ferreira et al (2007) afirmam que são plenamente viáveis e necessárias a identificação e a comparação de aptidão física entre jogadores de voleibol, de acordo com a posição de jogo que ocupam, pois deste modo, torna-se possível atingir uma compreensão mais abrangente sobre as características antropométricas e neuromotoras de seus praticantes por posição de jogo.
Segundo Fleck (1985), Matsushigue (1996), Uginowitsch (1997), citados por Massa et al (2003), afirmam que as variáveis antropométricas e de aptidão física influenciam na execução das técnicas e táticas.
De acordo com Bojikian et al (2008) portanto, avaliar e comparar as variáveis antropométricas são de fundamental importância quando se pretende estabelecer o perfil físico ideal para uma equipe. Considerando os padrões atuais, os atletas devem possuir uma estatura elevada que permita uma maior capacidade de envergadura e chance de sucesso nas situações de ataque e bloqueio.
Lima et al (2009) consideram que uma série de fatores externos podem influenciar no desenvolvimento do indivíduo, como o ambiente, clima, alimentação, tipo de infância e afeto dado à criança enquanto que para Powers e Howley (2005) alguns destes fatores interferem também no rendimento dos atletas.
METODOLOGIA
Para a execução deste estudo foi realizada uma revisão de literatura baseada em livros e artigos ligados ao tema. Foram selecionados estudos entre o período de 2003 até 2010. Além de obras