Sistemas olap
OLAP (Processamento analítico em tempo real) foi criado em 1993 por Edgar F. Codd, que também criou o Modelo Relacional, utilizado por Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais (SGBDRs). Basicamente é uma classe de tecnologias projetada para análise de dados multidimensional, muito utilizada nos sistemas de suporte à decisão, permitindo avaliar séries de dados. A modelagem de dados descreve e representa de uma forma abstrata os dados de uma organização. Data Warehouse e ferramentas OLAP se utilizam do modelo de dados multidimensional, a apresentarem informações na forma de cubos de dados (Data Cube). As principais operações realizadas com os cubos de dados que possibilitam visualizações OLAP são Drill Down e Roll Up, onde há uma navegação entre os níveis do maior para o menor e vice-versa. O recurso Drill Down é definido em THE OLAP COUNCIL (1995):
Drill down/up é uma técnica analítica específica através da qual o usuário navega entre níveis de abrangência de dados a partir do mais resumindo para o mais detalhado. Os caminhos de navegação podem ser definidos pelas hierarquias dentro de dimensões ou outros relacionamentos que podem ser dinâmicos dentro ou entre dimensões. Por exemplo, na visualização de dados de vendas da América do Norte, uma operação drill down na dimensão Região mostraria Canadá, o leste e o oeste dos Estados Unidos. Um drill-down mais além sobre o Canadá poderia mostrar Toronto, Vancouver, Montreal, etc.
O recurso Roll Up é o caminho oposto do Drill Down, ou seja, ocorre a partir de uma informação detalhada para uma informação sumarizada. Este recurso também é chamado de Drill Up por alguns autores. SGBDs multidimensionais, ou data marts, fornecem um sistema de informação com a estrutura que permite a uma organização ter acesso muito flexível a dados, para fazer slice e dice de dados de qualquer número de formas, e para explorar dinamicamente o relacionamento entre dados resumidos e detalhados. SGBDs multidimensionais