Ferramenta olap
INTRODUÇÃO
Em 1993, E.F. Codd & Associates publicou um documento, encomendado pela Arbor Software (agora Hyperion Solutions), intitulado ‘Providing OLAP (On-line Analytical Processing) to User-Analysts: An IT Mandate’ (1), sendo neste ano a primeira vez em que o termo OLAP foi empregado.
O Dr. Codd (23 Agosto, 1923 – 18 Abril, 2003) foi muito conhecido e respeitado como pesquisador de banco de dados a partir dos anos 1960 até os anos 1980 e é creditado como sendo o inventor do modelo de banco de dados relacional, em 1969 (1).
OLAP (On-line Analytical Processing) são ferramenta utilizadas para acesso e manipulação de grandes depósitos de dados no ambiente a que se convencionou chamar de Data Warehouse. Integrando informações provenientes de fontes diversas, estas ferramentas permitem análises estatísticas sofisticadas e simulação eficiente de novas associações entre os dados (2).
Um Data Warehouse (ou armazém de dados, ou depósito de dados no Brasil) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada (3).
De acordo com Anzanello (2005, p. 5), citado por Felber (2005, p. 36)
O DW é utilizado para armazenar informações e o OLA Para recuperá-las, ambos são especializados para exercer suas funções de forma eficiente. As duas tecnologias são complementares de modo que um bom DW é planejado com produção de relatórios em mente. Desta forma, para explorar o DW completamente é necessário o OLAP que irá extrair e alavancar totalmente as informações nele contidas.
Basicamente é uma classe de tecnologias projetada para análise de dados multidimensionais, muito utilizada nos sistemas de suporte à decisão, permitindo avaliar séries históricas de dados (5).
Logo OLAP ou Processo Analítico em Tempo Real se tornou a ferramenta mais popular para trabalhar com um Data Warehouse.
Este artigo tem por objetivo ilustrar a