A influência da Psicologia nas organizações
Texto sobre a influência da Psicologia nas organizações
A influência da Psicologia nas organizações ocorre desde os primórdios da indústria.
Neste período, os psicólogos organizacionais estudavam problemas que poderiam comprometer o desempenho dos trabalhadores, como fadiga e falta de entusiasmo, por exemplo. Problemas estes bastante comuns no período da Revolução Industrial.
Todavia, atualmente, a Psicologia organizacional abrange diversos aspectos acerca dos indivíduos inseridos nas organizações. Esses aspectos compreendem desde fatores individuais àqueles resultantes de atividades em grupo. Sendo assim, podese dizer que a Psicologia organizacional é vital para desenvolvimento das pessoas e conseqüentemente da organização.
A atuação da Psicologia organizacional ocorre principalmente através de atividades como, recrutamento, seleção de pessoal, aplicação de testes, acompanhamento de pessoal, treinamento, análise de função, cargo, avaliação de desempenho, assessoria, aconselhamento psicológico, entre outras. Desse modo, evidenciase o seu foco no bem estar de cada indivíduo e no desempenho superior da organização.
Portanto, podese dizer que a Psicologia organizacional apóia com técnicas e conceitos o processo de formação de um comportamento necessário para a criação de um ambiente e clima organizacional equilibrado, favorável e estável para enfrentar os desafios do ambiente externo. Presentemente, a área de Tecnologia da Informação tem feito bastante uso de técnicas da Psicologia organizacional. São cada vez mais comuns as empresas de TI que possuem ambientes de trabalho aconchegantes e lúdicos. Além disso, a presença de psicólogos atuando nessas empresas nos setores de Recursos Humanos também está notória.
Isto ocorre, sobretudo, devido a grande necessidade das empresas em reter sua