A influência da capoeira no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 7 e 12 anos de idade.
Andreyson CALIXTO (1); Ana SOARES (2)
(1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, BR 020, km 303, Jubaia. Canindé/CE. 85 87013422, e-mail: andreyson_berimbau@yahoo.com.br (2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Rua Padre Joaquim da Rocha, 1094 Santa Luzia Canindé, 85 88779659, e-mail: aninhaifce@gmail.com
RESUMO
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PROPÓSITO APRESENTAR O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO: A INFLUÊNCIA DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 7 E 12 ANOS DE IDADE, QUE TERÁ COMO PRINCIPAL OBJETIVO AVALIAR SE A CAPOEIRA PODE INFLUENCIAR OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ. OS SUJEITOS DA AMOSTRA SERÃO SUBMETIDOS À PRÁTICA DA CAPOEIRA DUAS VEZES POR SEMANA, DURANTE 18 SEMANAS, COM 45 MINUTOS DE DURAÇÃO CADA SESSÃO E SERÃO AVALIADOS NO INÍCIO, NO FINAL E DO INÍCIO PARA O FINAL DO PROGRAMA. PARA AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE, UTILIZAREMOS A BATERIA PSICOMOTORA DE VITOR DA FONSECA (BPM). A FERRAMENTA ESTATÍSTICA A SER UTILIZADA SERÁ O SOFTWARE STATISTICAL PACKAGE FOR THE SOCIAL SCIENCES (SPSS), VERSÃO 15.0. O NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA SERÁ ESTABELECIDO EM N < 0,05.
Palavras-chave: capoeira, crianças, psicomotricidade.
1. INTRODUÇÃO
Se relacionar com sigo mesmo, com os outros e com mundo é uma característica do ser humano. Estabelecendo – se uma unidade entre intelecto, afetivo, motor e a psicomotricidade o agente integrador, através do qual o individuo obtém o controle corporal, tendo assim a base para o convívio social. A Psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo individuo que representem suas necessidades e permitam relacionar – se com os demais (Alves, 2003).
A complexidade da capoeira é marcada