A influencia das cores nos ambientes
Neste artigo falarei sobre as cores nos ambientes, um tema bastante interessante já que as cores influenciam nosso estado emocional e visualmente transformam o ambiente.
Eu acho tão interessante este assunto que foi o tema de minha monografia na faculdade. É notável a diferença entre uma cor e outra num mesmo ambiente, a sensação e a impressão que cada cor provoca.
Presente na natureza pela ação da luz, a cor é uma energia, sem luz a cor deixa de existir. Os corpos e objetos não têm cor própria. A cor que nós vemos é resultado da luz que incide sobre o corpo, da luz que ele reflete e absorve. A cor dos objetos é visível por meio das frações de luz refletidas que chegam aos nossos olhos. Por exemplo, uma maçã é vermelha porque reflete as irradiações vermelhas e absorve as demais (laranja, amarelo, verde, azul e violeta). O branco e o preto não são cores determinadas. Um objeto é preto quando absorve todas as cores e é branco quando as reflete.
Em geral as pessoas sentem grande prazer com a cor, os olhos necessitam dela tanto quanto da luz. Um exemplo disso é a satisfação que sentimos quando, num dia nublado, vemos o sol iluminando uma parte isolada da paisagem, tornando as cores visíveis.
A cor pode estimular, animar, como também irritar, deprimir etc.
No período modernista dos anos 40 e 50 do século XX, o uso intenso de concreto aparente e posteriormente do aço na arquitetura ocasionou um monocromatismo cinzento deprimente ao nosso redor, não permitindo outra cor que não fosse o branco, o preto e no máximo cores neutras.
Já no período contemporâneo, o atual, surgem grandes mudanças nesse assunto cor. A preocupação em tornar espaços e ambientes mais agradáveis faz com que se utilize cada vez mais o tratamento de cores.
Antes de tratar do assunto em questão, a influência da cor nos ambientes, falarei um pouco sobre a influência da cor em nosso estado emocional, item que merece certa atenção pois sem este seria impossível a