A influência das cores
2º PSICOLOGIA
ARIANE EMANUELA DE CALAIS ROCHA
GIULIANO CALDEIRA FONSECA
A INFLUÊNCIA DAS CORES
IPATINGA - MG
2012
FACULDADE PITAGORAS
2º PSICOLOGIA
ARIANE EMANUELA DE CALAIS ROCHA
GIULIANO CALDEIRA FONSECA
A INFLUÊNCIA DAS CORES
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Ipatinga (MG), na disciplina de Metodo-logia de Pesquisa Científica.
Professora: Patrícia Coelho
IPATINGA - MG
2012
1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo a pesquisa exploratório descritivo sobre a influência das cores no comportamento humano, o processo de percepção pelo olho e as características psicológicas das cores.
O processo de percepção das cores considera três elementos principais: matiz, luminosidade e saturação, tendo os olhos diferentes sensibilidades sob as condições de iluminação.
Estudos como a cromoterapia revelam que as cores estão acima da questão estética, tendo o poder de influenciar reações no corpo, ajudando no equilíbrio e harmonia.
As cores possuem características diferenciadas quando são utilizadas nos diversos ambientes. Podem ter a função de aproximação, afastamento, relaxamento, concentração e estimulação. Nos ambientes de trabalho as cores participam diretamente sobre o humor e emoções, sendo fundamental uma pesquisa sobre sua aplicação com a intenção de diminuir o stress, aumentar o conforto e satisfação e contribuir para a redução de acidentes.
2 JUSTIFICATIVA
As cores fazem parte da vida humana ao longo de sua história, desde o surgimento conforme relatos presentes nas escrituras mais antigas de que se tem conhecimento. A todo o momento elas estimulam o homem a perceber e reagir com o ambiente que o cerca, seja através de sinais e sinalizações, ou mesmo como uma forma de interpretar a natureza com toda a sua policromia. Pode-se afirmar que, conscientemente ou inconscientemente, as cores sempre influenciam o comportamento humano de forma positiva ou