A INFLU NCIA DA MOTIVA O NA PRODUTIVIDADE
Resumo
O interesse pelo tema motivação organizacional vem crescendo significativamente nos últimos anos. Tem se verificado que a escassez da motivação ocasiona diminuição no índice de produtividade. Têm se observado comportamentos diferentes entre pessoas que desempenham as mesmas funções: enquanto alguns se mostram eficientes no trato com as pessoas, outros atendem muito mal. Por tanto, elencamos alguns fenômenos da motivação, como o fator humano nas organizações, a natureza e as concepções do trabalho, o desenvolvimento organizacional e o trabalho e a participação do homem. Neste estudo também se analisa as teorias e a motivação, objetivando identificar os programas de desenvolvimento de recursos humanos, bem como as manifestações no processo participativo. As conclusões resultantes permitem recomendar a política adequada de recursos humanos, estabelecendo estratégias eficazes.
Palavras chaves
Recursos humanos, motivação, necessidade, satisfação no trabalho.
Introdução
O presente trabalho propõe se a analisar a influência da motivação na produtividade, bem como averiguar, por meio da literatura científica as alternativas que possam contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho organizacional.
Os estudos que vêm sendo realizados a respeito apontam para o fato de que a pouca motivação do empregado pode ser um dos fatores que contribui para a incrementação da diminuição dos índices de produtividade e também para o aumento de tensões laborais, prejudicando o necessário equilíbrio emocional e social nas organizações (Schmidt, 1993).
A escolha do tema é conseqüência das relações de trabalho e de produção dos funcionários e são determinadas em seu grau de flexibilidade na constante interação que se observa entre dois agentes: o homem e o trabalho.
O trabalho varia de acordo com o grau de influência sobre os indivíduos, suas expectativas, suas vivências e as oportunidades que o meio social lhes