Democracia
Módulo 4: A Pessoa, a Sociedade e o Mundo
Tema Problema III – A construção da democracia
Formadora: Ana Noronha
Formanda: Juliana Machado
Ano Letivo 2014/2015
Como é que as sociedades humanas têm vindo a organizar-se social e politicamente?
O ser humano é um ser social que vive em estado de relação, sendo o convívio humano necessariamente organizado. As sociedades têm conhecido diferentes formas de organização social e política.
Há cerca de cinquenta mil anos, os seres humanos viviam em pequenos grupos designados por clãs ou tribos. Caçavam, pescavam e recolhiam plantas comestíveis para a sua subsistência, esta era chamada sociedade recolectora. Mais tarde, alguns grupos passaram a criar animais e a cultivar parcelas fixas de terra, sedentarizando-se. Nasceram assim as primeiras sociedades pastoris e agrárias. Com a utilização de instrumentos foram produzindo mais do que aquilo que consumiam, criando assim excedentes, apropriados por um reduzido número de pessoas do grupo, originando as diferenças sociais. Em consequência, este grupo detentor dos excedentes criou os instrumentos necessários à sua legitimação como grupo detentor do poder, através de leis e exércitos que utilizava em seu proveito. Surgiu, assim, o Estado, ou seja, o poder politica, cerca de ano 6000 a.C, na Suméria. A organização política é, portanto, inerente à vida social.
Esses Estados tradicionais baseavam a atividade económica fundamentalmente na agricultura e na criação de animais. Nas poucas cidades existentes concentravam-se o comércio e as atividades manufactureiras, era lá que vivia grande parte da população e organizava-se a vida politica, religiosa e cultural. A desigual distribuição dos excedentes originou mudanças sociais e o aparecimento da escravatura, acentuando-se as desigualdades entre os grupos sociais.
Na cidade-Estado de Atenas, no século V a.C, surgiu um embrião de cidadania com a democracia ateniense, da qual estavam, no entanto, excluídas as