A inclusão social pelo consumo consciente
Nas próximas páginas abordaremos um tema atual que nos fará refletir sobre nossos hábitos consumidores e as consequências que eles trazem consigo. Esse trabalho tem como objetivo sugerir caminhos a serem trilhados para a um modo de vida diferente através do consumo consciente e demonstrar como todos os níveis de nossa sociedade podem contribuir e serem beneficiados dessa nova realidade.
É iminente a necessidade de adotar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis.
2- CONSUMO CONSCIENTE
Antes de definir consumo consciente, é preciso passar por algumas questões relevantes que dificultam a implantação do mesmo na sociedade. A primeira delas é a visão econômica clássica que afirma não haver geração de emprego e renda se não houver consumismo. Outra, é a maneira agressiva como o consumo desregrado é difundido pela mídia. Podemos citar também o difícil acesso a informação sobre sustentabilidade e aos produtos denominados ecologicamente corretos devido ao seu alto custo.
2.1-DIFICULDADES NA DIFUSÃO DO CONSUMO CONSCIENTE
O atual modelo econômico é sem dúvida o maior empecilho na propagação das ideias de consumo responsável e o que provocou a crise ecológica em que nos encontramos. O capitalismo descontrolado promoveu um desenvolvimento predatório e o conceito da ética do presente, onde acredita-se que o bem e o mal decorrentes da ação pertencem apenas ao aqui e agora. Não havia até o momento uma preocupação com preservar os recursos para as gerações futuras pois eram vistos como ilimitados.
O poder da mídia capitalista incorporou o consumismo ao nosso estilo de vida. O livro mundo sustentável aborda este tema:
No relatório Perspectivas sobre a criança e a mídia, produzido pela Unesco no ano 2000, pesquisadores advertem que as crianças são as maiores vítimas dessa overdose de propaganda. O estudo revela que as empresas norte-americanas destinam aproximadamente 12