A inclusão digital
Resumo: O artigo presente objetiva discutir a relevância da inclusão digital no processo de construção da cidadania. O foco, quando se discute sobre a desigualdade social, é a cidadania, com impactos de transformação sobre a estrutura que se apresenta em vigor na sociedade. As oportunidades criadas pela inclusão digital podem transformar as condições do indivíduo, levando-o a contribuir na construção da cidadania a partir de uma maior e mais efetiva participação na vida política e nas decisões públicas, sem aderir ao discurso da inclusão digital. O uso crítico das técnicas e tecnologias da informação, juntamente a outras ações, para promoção da igualdade, pode levar o cidadão ao desenvolvimento da cidadania plena, que exige uma nova transformação nos sentidos do trabalho, que hoje se faz responsável pela ocupação e a inserção social.
Palavras-chave: Inclusão. Inclusão Digital. Educação. Tecnologia. Sociedade.
Introdução
Quando se fala em Inclusão Digital, fala-se em dar acesso à tecnologia de informação e comunicação. Mas 'Incluir Digitalmente' significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida numa determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. Nossa vida está marcada pela revolução da informática, da robótica, e da microeletrônica. Cada vez mais estamos dependentes das máquinas, e daí a necessidade da criação de estratégias que viabilizem a inclusão das pessoas (de todas as faixas etárias) no mundo tecnológico.
“Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio de computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê-á-bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.” (Paulo Rebêlo, 2005)
Não sabemos exatamente qual vai ser o padrão do uso da tecnologia da informação nas diferentes