A importância Língua Ofícial Portuguesa História e culturas
João Vítor da Costa Redondo
Novembro de 2008
Uma língua para o mundo
A enorme riqueza histórica e cultural de Portugal assenta num factor decisivo que passa, muitas vezes, ao lado da nossa atenção. Esse aspecto particular é a nossa língua, tratando-se no maior contributo português para o Mundo, tendo o seu futuro ficado garantido devido, em grande parte, aos descobrimentos. A língua ainda hoje desempenha um papel fundamental e unificador entre as pessoas e, nesse sentido, serviu de base à criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que representa uma realidade bastante significativa pela sua dimensão, pelo seu potencial e pela sua margem de progressão.
Mas qual a importância da língua e da sua promoção nos dias de hoje num Mundo cada vez mais globalizado? Qual o papel da CPLP na defesa da língua portuguesa? Quais os seus precedentes, objectivos, quais os problemas e críticas que enfrenta desde a sua criação? Quais são os seus principais desafios e potencialidades? Que motivação pode estar por detrás da adesão dos Estados a estas comunidades? O que é necessário para o sucesso da CPLP? Qual a sua importância estratégica?
A breve reflexão que se segue procura responder de uma forma parcimoniosa a estas questões, tentando encontrar um fio condutor que possa explicar o papel da língua na estratégia dos Estados modernos no sistema internacional.
1
1. A Importância da Língua
A língua é algo de essencial na vida do ser humano e inerente à sua condição de ser vivo, com capacidade de comunicar com os da sua espécie e, independentemente do idioma que é utilizado, é algo característico do
Homem. Caracteriza uma vida, uma história, uma cultura que desde sempre marcou e continuará a marcar a evolução do Homem.
A língua tem um enorme valor estratégico, quer pela sua história, quer pela sua origem, contribuindo decisivamente para a