Lingua poruguesa
Eduardo Veiga, Efa Esc.11
Daniela Pinto, Efa Esc.11
2010/2011
Professores: Alexandra Regado Estela Rodrigues
Ano Lectivo:2010/2011
Alunos: Daniela Pinto Eduardo Veiga
Turma: Escolar 11
Introdução………………………………………………………………………………………………4 Génese da Língua Portuguesa……………………………………………………………………….5
História e Evolução da Língua Portuguesa………………………………………………………..9
A Língua Portuguesa no Seio das Comunidades…………………………………………………15 Artigo de Opinião……………………………………………………………………………………...17 Conclusão……………………………………………………………………………………………….20 Bibliografia……………………………………………………………………………………………..21
Com este trabalho, em que aprofundamos o tema “Língua Portuguesa”, desde a génese e história, passando pela evolução, até á distribuição geográfica da língua, pretendemos assim explorar e adquirir conhecimentos, que nos permitam responder com maior facilidade a algumas perguntas com as quais todos nós nos questionamos.
Deste modo, estruturamos o trabalho de forma organizada e querente, com o intuito de facilitar ao leitor a consulta e percepção.
Tivemos também na elaboração deste trabalho, a preocupação de utilizar uma linguagem corrente, valorizando no seu conjunto os conhecimentos obtidos na disciplina de CLC.
A origem da língua portuguesa, iniciou-se aquando a conquista da Península Ibérica, que teve lugar no séc. III A.C., e ainda hoje persistem importantes sinais da influência romana, na cultura portuguesa: sistemas de agricultura, indústria, regras sociais e naturalmente a própria Língua Portuguesa. Também a arquitectura e o urbanismo romanos, deixaram marcas por todo o território.
A língua portuguesa, que se transformou ao longo dos séculos e se transforma todos os dias, pertence ao grupo das línguas românicas ou neolatinas. Tem origem no latim, trazido para a Península Ibérica, por volta do século II A.C., em consequência das conquistas do Império Romano. O latim propriamente dito, teve origem na