A importância dos valores educacional na vida de uma criança
A escola tem a responsabilidade de transmitir conhecimentos socialmente acumulados pela humanidade.
Crianças e jovens vão à escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo. Para isso é necessário pensar.
Frente as necessidades educativas presentes, a escola consolida-se cada vez mais como lugar de mediação cultural, visando a assimilação cultural, visando a assímilação e reconstrução da cultura. A pedagogia ao viabilizar a educação, constitui-se como pratica cultural, uma forma de trabalho cultural que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados. São estes significados os responsáveis das formas de atuar, sentir e pensar, enfim, da formação da individualidade com diferente grau de autonomia, competência e eficácia para situar-se no contexto vital.
A sala de aula é o lugar onde com a ajuda indispensável professor o aluno aprende autonomia de pensamento em atividades compartilhadas com os demais colegas. É o local de interlocução de levantamento de questões, dívids, de desenvolver a capacidade de argumentação, do confronto de idéias.A sala de aula é o lugar de compartilhamento e troca de significados entre o professor e os alunos e entre os alunos.
A escola contemporânea deve ensinar os alunos a pensar, quer dizer, desenvolver ativamente neles os fundamentos do pensamento contemporâneo para o qual é necessário organizar um ensino que mobilize o aluno a pensar. Tem-se como premissa que pensar é mais do que explicar e para isso a formação escolar precisa formar sujeitos pensantes, que desenvolvam capacidades que lhes permitam mais do que saber as coisas, poder colocar-se frente à realidade apropriar-se do momento histórico e realgir frente a ela.