A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES.
Os Recursos Humanos tem como foco principal a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade.
Muitas vezes o Rh, como é mais conhecido, é visto apenas como um setor que tem como função a contratação e demissão dos funcionários. Além disso, tem como funções: remuneração; formação sobre higiene e segurança no trabalho; e estabelecimento de toda a comunicação. Ele impacta diretamente na satisfação dos funcionários e nos resultados eficazes da organização.
Lidar com “pessoas” é um papel muito importante, pois são elas que colocam em prática os objetivos essenciais da empresa, tais quais Foco, Visão, Missão e Valores.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das empresas. Por isso é importante ter um clima leve e agradável.
Um bom ambiente de trabalho motiva os funcionários, fazendo-os trabalhar com empenho e dedicação. Consequentemente, funcionários motivados tendem a alavancar os resultados da companhia.
Relacionamento em grupo talvez seja o maior problema dentro de uma organização. Saber gerir pessoas, fazendo com que todos se respeitem e tenham a liberdade de expressar sua opinião, é algo que na prática pode não ser tão fácil. Além de orientar o gestor de cada área, o setor de Recursos Humanos deve estar sempre presente, avaliando quem dentro de cada setor tem mais dificuldades para colocar em prática suas atribuições.
Quando da realização de treinamentos, o setor de Rh deve definir a carga horária que caberá a cada funcionário, ou o quanto de investimento será feito. Ainda, precisará qual o real impacto o treinamento trará às atividades diárias dos funcionários. Acompanhar os indicadores da área, com o objetivo de detectar onde estão os pontos de melhoria (críticos) ou os de oportunidade, comparando-os com o mercado inclusive, em situações como:
Resultados da instituição: Uma empresa "saudável" normalmente tem resultados financeiros