GOVERNANÇA CORPORATIVA
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
MBA Gestão Estratégica e Negócios e Pessoas
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Prof. André Azevedo
Aline Lopes do N. da Silva
Helena Gonçalves
Milena Azevedo
Rio de Janeiro
2013
Aline Lopes do N. da Silva
Helena Gonçalves
Milena Azevedo
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Rio de Janeiro
2013
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho consiste em uma pesquisa sobre o Conselho de Administração. Desenvolvemos um estudo acerca de: o que é o Conselho de Administração, qual é a sua missão, suas atribuições, como é feito a sua composição, quais as suas competências, como funciona seu mandato, como avaliar e qual a estrutura de remuneração.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
O estudo do Conselho de Administração encontra-se no contexto da Governança Corporativa. Segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – a Governança Corporativa é “o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.” (IBGC, 2004). O Conselho de Administração é um elemento fundamental da boa prática de governança corporativa, pois age em uma empresa, como órgão encarregado não apenas de auxiliar à diretoria na elaboração das estratégias, mas também de definir, orientar e supervisionar os executivos quanto aos parâmetros de valores a serem considerados na definição dessas estratégias.
O Conselho de Administração é um corpo de membros eleitos ou designados, que conjuntamente supervisiona as atividades de uma