A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO DE novo
MERCADO DE TRABALHO.
O QUE CAUSA ACIDENTE DE TRABALHO?
-IMPERÍCIA.
-IMPRUDÊNCIA.
-NEGLIGÊNCIA. Não nessa ordem, mas são fatores que levam a incidente ou acidente.
Incidente: Evento não previsto, ocorrido por exercício do trabalho ou como conseqüência desse, que não resulte em danos à saúde ou integridade física do trabalhador, mas que potencialmente possa provocá-lo. Acidente: Evento não previsto, ocorrido no exercício do trabalho ou como conseqüência desse, que resulte em danos à saúde ou integridade física do trabalhador.
Sumário
-Itens 3.1.1 da NR 3-
-Item 4.2.1.2 e subitem 4.2.1.2 da NR 4-
-Item 4.4.1 e alínea “e” do item 4.4.1 da NR 4-
-Item 4.8 e 4.10 da NR 4-
-Sites da internet direcionados
OBJETIVOS:
É fato o destaque dado ao Brasil no que concerne à incidência de doenças ocupacionais e ao número de acidentes de trabalho. As estatísticas comprovam essa condição desagradável que nos coloca, sistematicamente, entre os países que mais registram acidentes de trabalho no mundo, posição que poderia ser ainda pior se todos os acidentes ocorridos fossem notificados e se o universo de trabalhadores abrangidos pelas estatísticas não estivesse aquém da força de trabalho realmente existente no país. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o país ocupava em 1999, a 15º posição no ranking de acidentes de trabalho no mundo.
Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social 2001 mostram que, naquele ano, ocorreram, no Brasil, 2.557 óbitos por acidente de trabalho (1997 a 2001) - uma morte para cada 132 acidentes registrados. Nos últimos cinco anos da pesquisa, foram computadas cerca de 17.000 mortes de trabalhadores no exercício da sua atividade. Em relação às doenças ocupacionais, segundo a mesma fonte, em 2001, foram notificados 17.470 casos. Nos últimos anos, foram mais de 100.000 registros. Computando-se os