a Importância do texto para nossa leitura
Ler é muito importante ao indivíduo, tendo em vista que a leitura proporciona a inserção das pessoas no meio social, caracterizando-as como cidadãs participantes. Aprendemos a ler antes mesmo de entrar na escola, em situações sociais, familiares e outras.
Quando entramos para a escola, precisamos ser incentivados a ler, de modo que nos tornemos leitores autônomos e criativos e o professor deve proporcionar aulas de leitura significativas para incentivar que os cidadãos se tornem indivíduos críticos e reflexivos.
Por meio da leitura, podemos descobrir um mundo novo e cheio de surpresas. Entretanto, dependendo da idade escolar, a sua apresentação deve ser feita de forma atrativa, de modo que se torne um hábito contínuo. A leitura desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo devendo fazer parte de seu cotidiano, além de desenvolver a criatividade e a sua relação com o meio externo.
O indivíduo que lê é ativo e está sempre pronto para desenvolver novas habilidades, ao contrário daquelas que não possuem esse hábito, se prendendo dentro de si mesmo.
“A leitura, como o andar, só pode ser denominada depois de um longo processo de crescimento e aprendizado”
(BACHA, 1975, p.39).
Estamos rodeados pelo mundo da leitura, pois, desde crianças, estamos fazendo a leitura do mundo que nos rodeia, sem ao menos termos conhecimento das palavras, frases ou expressões, porque o desejo de conhecer, para termos novos conhecimentos, é natural.
É lendo que nos tornamos leitores e não aprendendo primeiro para poder ler depois: não é legítima instaurar uma defasagem nem no tempo, nem na natureza da atividade entre “aprender a ler” e “ler”... não se ensina a ler com a nossa ajuda... a ajuda lhe vem do confronto com as proporções dos colegas com quem está trabalhando, porém é ela quem desempenha a parte inicial de seu aprendizado (JOLIBERT, 1994, p.14).
Nesse sentido, os nossos primeiros contatos com a leitura são