A importância do planejamento na indústria da construção civil
O planejamento é extremamente importante, já que é a alma do controle de uma obra. Este planejamento implica no sucesso de qualquer empreendimento, pois com ele se assegura uma probabilidade favorável com relação aos resultados esperados, com base nas premissas em realizar algo que nunca foi feito, por tanto, um planejamento bem elaborado assegura desde a etapa da concorrência, quanto ao inicio e durante toda a obra.
Este, deverá ser acompanhado em metas físicas e financeiras através de gráficos ou quadros de previsto e realizado, de preferência alocadas em lugares visíveis na obra, para que se possa ter um maior controle sobre as etapas.
Existem alguns fatores que podem afetar a execução de uma ob Ra e que devem ser consideradas, tais como: a data de inicio dos serviços, a topografia do local, o clima, a geologia, a existência de interferências, as disponibilidades dos equipamentos, os anseios dos clientes, a disponibilidade de recursos financeiros, interesse público, entre outros. Todas essas considerações deverão ser transformadas em índices, os quais serão aplicados sobre os números de dias disponíveis ou sobre as produções calculadas para a equipe. Desta forma pode-se inserir no custo da obra, sobre o prazo qualquer interveniente, para que o resultado sejam o mais próximos do realizável.
A confiabilidade do resultado do planejamento apresentado sob a forma de relatórios de custo e resultado provável, será tão mais seguro quanto maior for o detalhamento da simulação do projeto efetuada.
Com todas as composições de custos unitários elaborados e tendo todos os quantitativos de serviços, poderemos calcular o custo direto de uma obra, assim poderemos definir os preços de venda para os serviços.
O acompanhamento do custo é feito através da apropriação da obra, assim, garantindo um maior controle de custo e prazo.
Um projeto é considerado com sucesso quando consegue ser finalizado