A importância do PDF
O programa de desenvolvimento de fornecedores é uma ferramenta extremamente eficaz para empresas que buscam a qualificação de seus negócios, pois além valorizar e capacitar as empresas fornecedoras, agrega-se maior valor ao produto/serviço do cliente.
As empresas dependem de seus fornecedores, uns mais que outros. Quando uma empresa experimenta um problema de qualidade no produto de um determinado fornecedor estratégico, o problema deve ser investigado, visando uma troca mútua de benefícios. Para que esses problemas possam ser encontrados e corrigidos, uma análise minuciosa do processo do fornecedor deve ser feita, pois os problemas apresentados podem relacionados a causas externas, internas ou ambas, como por exemplo: processo de manufatura, financeiro ou até mesmo do próprio produto devido a um desenho inadequado ou especificações do material incorretas.
O estabelecimento de um PDF é uma tarefa que demanda significativos recursos de todas as partes envolvidas e precisa ser tratado de forma estruturada, de modo a reduzir-se o risco do insucesso. Importante ressaltar também que um PDF demanda excelentes habilidades interpessoais do gerente desse projeto para efetivamente abrir comunicação entre o comprador e o fornecedor e atuar como um facilitador entre as partes envolvidas no processo. Cultivar a confiança entre os participantes do programa é um dos principais desafios do PDF, pois essa ausência pode gerar vários fatores de fracassos para o programa. O que encontramos hoje ainda é uma grande resistência por parte das indústrias quando o PDF é colocado em pauta. Alguns setores ainda enxergam o fornecedor como um oportunista. Essas indústrias ainda não acordaram para o fato de que o fornecedor tem uma significativa contribuição para a posição competitiva das suas empresas, e, portanto, pode ser considerado um erro fatal negligenciar o potencial das práticas de desenvolvimento dos mesmos. O Programa de Desenvolvimento de Fornecedor