A importância do marketing mix
Utilizar conceitos modernos de marketing é de fundamental importância para criar, conquistar e dominar mercados no mundo globalizado em que vivemos. Para disputar este jogo competitivo, a empresa precisa analisar os consumidores, selecionar os mercados-alvo e utilizar as ferramentas do marketing mix para satisfazer as necessidades do consumidor.
Existem diferentes pontos de vista sobre como criar um Marketing Mix e alcançar os principais objetivos dentro de um mercado tão competitivo. McCarthy propôs um mix de marketing conhecido como os 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Já Lauterborn propôs a teoria dos 4Cs: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Baseados na estrutura dos 4Ps, os profissionais de marketing terão que decidir sobre o produto, sua qualidade e suas características; definir o preço; esquematizar a distribuição e disposição do produto e, selecionar metodologias de promoção em busca de sucesso no mercado. Esta estrutura se torna fundamental para as empresas compreenderem quais das variáveis precisam ser revistas ou atualizadas de acordo com os resultados comerciais. Na prática, uma empresa, muitas vezes, perde vendas e, em várias circunstâncias, este problema não tem ligação com o produto em si, mas com um preço que não se enquadra para seu público; com uma distribuição ou disposição no ponto de venda inadequada; ou ainda mesmo com falhas na comunicação, por não traduzirem os verdadeiros benefícios. Por isso, a análise constante e infinita do mercado, a atualização dos segmentos mais atrativos, a avaliação das forças e fraquezas do produto, da empresa e dos concorrentes e, consequentemente, a definição de planos de marketing com ações direcionadas para atender às necessidades dos clientes é de vital importância para a manutenção saudável da empresa nos seus mercados de atuação, pois estratégias que funcionaram no passado podem não funcionar mais no presente.