A importância do Lúdico para a educação infantil.
Autor: Fernanda Leão, acadêmica no 4º período do curso de Pedagogia no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert.
Campos dos Goytacazes, 29 de abril de 2013.
Resumo
O lúdico na educação infantil é assunto que tem conquistado e vem sendo discutido em nosso país, por ser um trabalho pedagógico que faz despertar o encantamento pela vida levando as crianças a enfrentarem os desafios do dia-a-dia. Onde através das brincadeiras e jogos a criança adquire o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor. Entende-se então, que brincar e educar anda junto.
Introdução
A atividade lúdica é de suma importância na educação infantil, onde o educador deve estimular a criança a brincar livremente, descobrindo sua própria criatividade.
Por meio do lúdico, a criança gasta bastante energia, explorando sua criatividade, seu movimento, desenvolvendo sua personalidade, sua linguagem e o interesse pelo aprendizado. Tornando a aprendizagem mais interessante, através de jogos e brincadeiras.
Onde o lúdico não é somente divertimento e sim uma atividade pedagógica que se for bem trabalhada pelos educadores, irão enriquecer intelectualmente o desenvolvimento, seja ele, cognitivo, motor, afetivo ou social da criança. Fazendo com que a criança construa o seu conhecimento através da interação com o espaço físico e social em que vive.
Como diz PIAGET: “Não existe nada que a criança precise saber que não possa ser ensinado brincando”.
Portanto, a dedicação dos educadores será essencial no desempenho da criança, se as atividades lúdicas forem bem elaboradas, tornando a aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e produtiva.
A importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança.
O brincar não é só um facilitador, mas essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e