A importância do lúdico na educação infantil
Euzimar Soares da Silva
Resumo
Desde do início da humanidade, os Jogos e as brincadeiras estão presentes na vida das crianças. Este artigo trata da importância do lúdico no processo educativo, demonstrando que não é porque se trabalha com o lúdico é que deixará de lado a seriedade dos conteúdos a serem apresentados às crianças. Ele tem por objetivo descrever o quanto é necessário incluir nas escolas o lúdico para o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia aplicada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica.
Palavras - chave: Educação Infantil, Desenvolvimento, Lúdico
1. Introdução
O ser humano está sempre querendo descobrir coisas novas a partir do convívio com os seus semelhantes e com o meio em que vive. é isso que lhe garante a sobrevivência e o torna um ser participativo e crítico na sociedade.
Na fase infantil, o ser humano quer brincar. Acreditamos que o brincar satisfaz em grande parte a criança em suas necessidades e interesses, e também sendo um modo de inseri-la na realidade, pois a partir do brincar a criança pode construir, destruir e reconstruir o mundo. O lúdico é inerente à criança, assim sendo é a maneira mais eficaz para despertar o interesse delas nas atividades escolar.
Para que a educação lúdica seja realmente inserida na educação, é preciso reconhecermos a importância dela na formação integral da criança, para isso abordamos a seguinte questão: O que os educadores podem fazer para proporcionar prazer de aprender aos seus alunos? Quais são as novas metodologias para desempenhar com eficiência as aulas?
Esta pesquisa, a importância do lúdico na Educação Infantil, tem o objetivo de incentivar os educadores a utilizar as atividades lúdicas na educação infantil, desejando que eles insiram o brincar no processo do ensino e aprendizagem, e que tenham consciência de que sua prática é uma das coisas responsáveis pelo o desenvolvimento e aprendizagem infantil.
Muito tem