A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
Este artigo tem como temática á motivação do aluno, no processo ensino aprendizagem.
A problemática da pesquisa realizada consistiu em descobrir possibilidades para tornar motivador o ato de educar. O fator de motivação humana está sujeito a algumas necessidades e, conforme a teoria de Maslow tem sua origem nas necessidades primárias.
A criança, por estar em formação, apresenta um quadro de motivação adaptado a esta teoria, sendo necessário que os seus responsáveis compreendam os estímulos que a motivam ainda ao aprendizado, devendo ainda entender que o seu comportamento pode variar de acordo com o meio em que vive.
O professor deve fundamentar seu trabalho conforme as necessidades de seus alunos considerando sempre o momento emocional e as ansiedades que passa a vida do aluno naquele momento.
Para efetuar a referida pesquisa, objetivou-se conhecer os três tipos de motivação; à importância do relacionamento familiar na motivação, as origens da desmotivação dos alunos, a importância do relacionamento professor/aluno e a influência em sua motivação e alternativas a serem desenvolvidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem que motivem os alunos através da interatividade professor/família.
Conforme BZUNEECK (2.000, P.9) a motivação é aquilo que move uma pessoa ou que põe em ação. A motivação é entendida como um processo, como tal, é aquilo que suscita e incita uma conduta, que sustenta uma atividade progressiva.
A educação deve ser entendida e trabalhada de forma interdisciplinar, onde não se priorize somente uma área de conhecimento, mas sim sua totalidade, tornando a atividade prazerosa, lógica e atrativa para a criança.
O professor como mediador pode incidir positivamente na motivação dos seus alunos, basta o mesmo tornar sua aula agradável instigando seus alunos a resolverem problemas da vida cotidiana permitindo o “pensar” para vida, dando a eles a liberdade de expressarem sentimentos, opiniões valorizando cada posso