A importância do gestor na unidade de saúde morro doce
MEC-SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS - CAMPUS BAMBUI
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
CURSOS TÉCNICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
A Importância do Gestor na Unidade de Saúde Morro Doce
BAMBUÍ-MG
2011
Introdução: a elaborar
Justificativa: Com o crescimento populacional e a procura por uma vida mais saudável a população tem como apoio o Sistema Único de Saúde que segue as seguintes diretrizes: a universalidade, a igualdade e a equidade para garantir ações individuais e coletivas de saúde. O gerente se faz necessário para apoiar, incentivar e fazer fluir idéias entre equipes capacitando os profissionais para que em junção com o enfermeiro ele possa garantir o funcionamento e a eficiência do sistema.
Tema: Importância de um gerente dentro das unidades de saúde
Objetivo geral: ( ver verbo) Mostrar a importância do gerente de saúde na Unidade de Saúde Morro Doce em Pompéu contribuindo para o bom gerenciamento e desempenho da entidade de saúde nos serviços por ela oferecidos. implementação e aumento da eficácia da equipe de saúde aprimorando e melhorando o desempenho da unidade de saúde nos serviços por ela oferecidos.
Objetivos específicos: ( ver verbo específico)
• Apresentar através da organização, planejamento, direção e controle uma forma eficaz que torne a unidade capaz de se organizar e atingir os seus objetivos;
• Alcançar os objetivos da unidade de saúde sem perdas nem desperdícios de materiais e tempo
• Assumir o papel de gestor com autonomia e eficiência deixando para o enfermeiro o seu papel assistencial.
Problema: o trabalho do enfermeiro se delimita a supervisionar a equipe e deixa de lado o planejamento e práticas de ações de saúde.
Hipótese: Tendo um profissional gerente nas unidades este ficará responsável por questões administrativas como produção, material, folha de ponto, etc, desafogará o enfermeiro, atual gerente, e responsável por