bla bla bla
INTRODUÇÃO
O trabalho realizado objetiva realizar uma levantamento ambiental, histórico, econômico e legislativo da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, que abrange os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, com área estimada de 313.809 hectares, onde se encontra em meio a labirinto de canais, as ilhas, iguarapés, manguezais, dunas e uma exuberante flora e fauna.
Seguindo a tendência de conservação ambiental priorizada mundialmente, principalmente a partir das últimas duas décadas, a região do Delta do Parnaíba, foi considerada uma área potencial a ser protegida. Em 1990, a região já havia sido considerada de interesse ecológico. Em 1997, foi criada a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e, no ano 2000, sobreposta a APA, foi criada a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.
1) CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL O Delta do Parnaíba é um tipo de embocadura múltipla ramificada em vária dezenas de ilhas (cerca de 70), separadas e entalhadas por canais anastomóticos. Esta foi considerada Área de Proteção Ambiental (APA), criada pelo Decreto Federal de 28 de agosto de 1996, envolvendo áreas do Maranhão , Piauí e Ceará, num total de 313.809 hectares e perfazendo um perímetro de 460.812m. de extensão, incluindo a área marítima.
No Piauí a APA abrange os municípios de Parnaíba, Luíz Correia, Ilha Grande de Santa Isabel e Cajueiro da Praia (IBAMA, 1998). Apenas 35% dos 2700km2 de área deltaica têm localização em território do Piauí, a maior parte está situada no Maranhão.
As condições de temperatura se caracterizam pela pequena amplitude anual e valores médios que variam de 25ºC a 27ºC. As precipitações médias anuais em todos os municípios da APA superam aos 1200 mm. Elas se concentram principalmente de janeiro a maio. Ressalta-se que embora o território da APA apresente índices pluviométricos relativamente elevados, comparativamente