A importância do fluxo de caixa para uma tomada de decisão
Nesse projeto o tema abordado é fluxo de caixa e sua importância. Tentaremos mostrar como uma organização pode se planejar e tomar as decisões com mais precisão utilizando o fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão financeira. É através do Fluxo de Caixa que se tem um melhor controle sobre os recursos financeiros. Ele é um instrumento indispensável para qualquer processo de tomada de decisão financeira com mais qualidade, pois ele se torna um relatório gerencial que informa as entradas, saídas e saldos do capital de giro.
Entende-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobre a movimentação de caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempos.
O objetivo desse trabalho é justamente mostrar que a importância do fluxo de caixa é incontestável e sem ele é impossível ter uma gestão empresarial eficiente e uma empresa lucrativa. O principal benefício do fluxo de caixa é saber quando as flutuações de dinheiro ainda vão acontecer ou já aconteceram, e as possibilidades que isso envolve. Assim é mais fácil ter um melhor planejamento e controle das finanças.
A atividade financeira de uma empresa requer acompanhamento permanente de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessárias. Sendo assim, podemos listar todos os benefícios do fluxo de caixa: Planejar e controlar as entradas e saídas de dinheiro; antecipar decisões sobre falta/sobra de dinheiro; escolher melhor tipos/prazos de investimento; ver a necessidade de mais capital em um determinado período; negociar melhores taxas e tipos de empréstimos; planejar prazos de pagamentos e recebimentos; saber se haverá capital para compromissos futuros; avaliar se o recebimento está cobrindo os gastos; saber o melhor momento para repor estoques e matérias-primas; avaliar o melhor momento para fazer promoções; reter e Operar capital de terceiros.
Palavras-Chave: