Demonstraçoes financeiras
A análise de demonstrativos financeiros como ferramenta para tomada de decisão nas micro e pequenas empresas
Heitor Monteiro Barbosa1
RESUMO: O presente estudo parte da importância da análise de demonstrativos financeiros como instrumento de gerenciamento financeiro. Propõe-se contribuir para a gestão das micro e pequenas empresas oferecendo uma ferramenta que permite executar simulações e auxiliar o gestor a planejar seu negócio.
Palavras-chave: Finanças; Fluxo de caixa; Pequena empresa.
1. Introdução
O objetivo que norteou o desenvolvimento deste estudo foi ampliar conhecimentos, com relação às diversas formas de análise financeira, para levar à decisão necessária de uma maneira bastante eficaz.
Assim, este artigo propõe-se desenvolver um trabalho que vise esclarecer os métodos de análise, para micro e pequenas empresas, para que se possam tomar decisões com o mínimo de risco e o máximo de eficiência.
2. Conceitos e princípios da análise financeira na micro e pequena empresa
A análise de demonstrativos surgiu e se desenvolveu dentro do sistema bancário norte americano, desde o final do séc. XIX, quando instituições financeiras (bancos) utilizavam-se desta ferramenta para analisar concessão de empréstimos para empresas. Desde então, desenvolveu-se cada vez mais demonstrativos a fim de se analisar todos os aspectos financeiros de todos os níveis de organizações.
As empresas, por sua vez, passaram a enxergar os demonstrativos como instrumentos de grande utilidade, uma vez que os dados extraídos podem se transformar em informações extremamente valiosas ao desenvolvimento financeiro das organizações.
1
Graduado em Administração pela Faculdade Ernesto Riscali - FAER. Pós-Graduando em Psicopedagogia pela
Faculdade Ernesto Riscali - FAER. Professor Assistente na disciplina de Administração de Recursos Humanos do curso de