A IMPORTÂNCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA
DISTÂNCIA: VANTAGENS E DESAFIOS”
INTRODUCÃO
Vantagens e Desafios são duas palavras que denotam o que é fazer um curso de ensino a distância. As vantagens são inúmeras oferecendo uma flexibilidade de grade horária, como também um bom custo financeiro para com o aluno. Barreiras que antes existiam começam a ser quebradas na aceitação efetiva desta forma de ensino, atingindo cada vez mais alunos.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
O termo educação à distância nos condiciona a ideia imediata de ausência de um professor e aluno em um ambiente convencional denominado: sala de aula.
Segundo Moore (1990): “afirma que a educação à distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia, que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. Educação à distância é um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por: grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional”.
Essas ideias são reforçadas por Madsen (1996): “ao afirmar que as práticas dominantes em educação à distância baseiam-se em uma “antologia empírista” e uma “epistemologia positivista” e que esta compreensão de causalidade e explicação permeia a EAD pela mediação da tradição behaviourista e da instrução programada”.
As oportunidades em graduação, pós-graduação, cursos técnicos e profissionalizantes são crescentes, como apontava um dos últimos sensos da educação superior que em 2010 mostrou que a educação à distância já respondia por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país. Em 2011 esse percentual subiu para 17,9%, havendo uma projeção para o ano de 2012 de uma elevação que chegaria ao patamar de 22 %, dados estes divulgados recentemente pelo Ministério da Educação – MEC.
VANTAGENS DO CURSO EAD
A flexibilidade de ditar as regras, optando por horários compatíveis ao seu ritmo de estudo conciliando com o trabalho que é um dos, senão a grande atratividade do ensino à distância.
A