A importância do conhecimento sobre hpv - introdução
INTRODUÇÃO
O papilomavírus humano (HPV) é uma DST que afeta ambos os sexos. Há cerca de 100 tipos de HPV (INCA, 2013), variando em grau de intensidade e apresentando ou não sinais e sintomas, podendo se manifestar através de verrugas na área genital e até alguns tipos de cânceres. Sua principal forma de transmissão é por via sexual, sendo que, desde a década de 1980, é reconhecida como a mais comum DST de etiologia viral no mundo (DREWRY et al., 2010).
Apesar de estar em grande destaque atualmente, essa doença já era conhecida na antiguidade. Reconhecida inicialmente por Hipócrates (460 – 377 a.C.) foi depois descrita como verrugas da pele na Era Romana (Celsus 25 D.C.). Embora houvesse relatos de sua ocorrência na Idade Média, naquela época não existia distinção entre as diversas doenças sexualmente transmissíveis.
As intensas mudanças sociais ocorridas após a Segunda Grande Guerra Mundial e ainda, o aparecimento e difusão dos anticoncepcionais hormonais orais, propiciaram maior liberalidade sexual, acarretando, como efeito, aumento significativo na incidência das doenças sexualmente transmissíveis. Consequentemente emergiu maior interesse clínico em estudá-las e, para tanto, a evolução tecnológica foi de grande valia.
Dados do ministério da saúde revelam que cerca de 25% das mulheres entre 10 e 25 anos de idade são expostas ao HPV (CONTI et al., 2006) e que 20% destas desenvolvem infecções persistentes, podendo levar a lesões malignas (BOSCH et al., 2002).
Devido à dimensão dos problemas relacionados ao HPV, torna-se de extrema importância o conhecimento sobre esse vírus, incluindo seu método de transmissão, SS, prevenção, detecção e