Tic resumo para os alunos
Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação
Objectivos
Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Vivemos na era digital: actualmente toda a informação, seja ela texto, imagem, som, vídeo, etc., está ou pode estar digitalizada1. Desta forma, o computador (fruto da tecnologia electrónica desenvolvida nas últimas décadas) pode processar rápida e eficazmente muita informação. Toda a informação passível de ser reproduzida a um conjunto de elementos objectivos, sujeitos a operações repetitivas, é automatizável. Este tipo de informação recebe o nome de Dados2.
CONCEITOS BÁSICOS Informática
A palavra informática provém da junção das palavras informação e automática e significa tratamento ou processamento lógico e rápido da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador. A informática é a “ciência do tratamento racional, nomeadamente por processos automáticos, da informação considerada como suporte do conhecimento humano e da comunicação no domínio da técnica, do económico e do social”.
1
O termo “digitalizada” significa que a informação é representada através de sinais numéricos simples, ou dígitos (no computador 0 e 1), ou então, de outro modo, dois estados físicos (ligado, não ligado). Ou seja, toda a informação que podemos aceder através de um computador. 2 “Dados” são designações de entidades (objectos, pessoas…), factos, valores numéricos, etc. Por si só têm pouca utilidade, mas depois de tratados (processados), convertem-se em informação dando origem ao conhecimento.
Prof. Carla Quintião (2012/2013)
1
Aulas – ITIC
Tecnologias da Informação (TI)
A palavra tecnologia provém das palavras gregas techné que significa saber fazer e logia que significa conhecimento organizado; logo, tecnologia é o conhecimento adquirido e organizado relativo a uma determinada área de intervenção. A palavra informação tem como