Observe as afirmações e assinale a alternativa correta: Um produto cujo rótulo tem um X como símbolo de risco é tóxico...
Ana Paula Castro dos Reis1
1 - Acadêmica da Faculdade Senna Aires
RESUMO - Este artigo refere-se a uma revisão de bibliografia sobre o vírus HPV e o câncer de colo uterino. Com o propósito de levantar aspectos sobre a infecção do vírus e sua influência nas lesões do câncer de colo uterino, verificando-se aspectos históricos, as características da infecção e os co-fatores no desenvolvimento do carcinoma. É possível averiguar a intensa associação da infecção com o desenvolvimento da neoplasia, no entanto é sempre importante que nunca se deixe de estudar esse vírus, pelo fato de quanto mais conhecimento soubermos é melhor evitando se assim o aumento de casos. Verifica-se que alguns aspectos sobre o vírus ainda não estão totalmente esclarecedores, ainda não se sabe com certeza o tempo mínimo de contagio e o tempo necessário para o inicio das lesões.
PALAVRAS-CHAVE: vírus HPV. Neoplasias do colo uterino. Infecção.
INTRODUÇÃO
O câncer de colo de útero é o tipo mais frequente entre as mulheres. Seu controle teve notório progresso após a confirmação do papel etiológico do vírus HPV sobre a enfermidade. Evidências comprovam que o papiloma vírus humano (HPV) é a causa necessária, mas não o suficiente para se desenvolver o câncer de colo uterino.
Comumente a infecção pelo HPV é transitória cerca 80% dos casos, principalmente entre jovens que iniciam a vida sexual. Ao contrário de uma pequena parte das mulheres que tem persistência em reter a infecção, provavelmente por alguma falha no sistema imunológico, provocando-se assim alterações no epitélio cervical e transformando-se em malignas. Essas mulheres que o organismo oferece persistência em manter a infecção, sobretudo pelos tipos de HPV de alto risco são consideradas o verdadeiro grupo de risco para se desenvolver o câncer cervical.
Com o estudo do papiloma vírus humano, aprofundou-se o conhecimento sobre a imunologia do vírus,