A importância do Ato de ler
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: três artigos que se completam/ Paulo Freire.-51 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Obra: A Importância do Ato de Ler: três artigos que se completam
Autor: Paulo Freire
Objetivos e ideias principais do autor
O livro “A Importância do Ato de Ler: três artigos que se completam” escrito por Paulo Freire, propõem uma reflexão crítica sobre a leitura; que ultrapassa a simples decodificação das letras e se antecipa e alonga na leitura do mundo (FREIRE, 2011 p.19).
Nessa perspectiva Freire destaca que a leitura de mundo e a leitura da palavra estão interligadas em um processo educativo permanente, portanto também político, onde a primeira antecede a segunda, gerando uma relação dinâmica que da continuidade a processo de alfabetização e compressão do mundo. A compreensão da leitura como ato educativo-político, trata-se de uma forma de transformação e libertação das classes populares. Nesse sentido promove perspectivas e novas compreensões sobre o ser humano, a sociedade e a educação.
Resumo da obra
Nessa obra, Paulo Freire (2011) aborda a importância da compreensão de que a leitura da palavra possui uma relação dinâmica e necessária com a leitura do mundo, demonstrando algumas experiências com as Bibliotecas Populares na Educação de Adultos, e uma experiência nas ilhas de São Tomé e Príncipe na construção de uma nova sociedade.
O livro é divido em três capítulos, cada capitulo é proveniente de artigos de participações de Paulo Freire em congressos, ambos abordam a importância de uma leitura crítica da palavra e do mundo.
O primeiro capítulo intitulado, “A Importância do Ato de Ler” Freire destaca que a leitura critica do mundo e da realidade, precedente a leitura da palavra. Nesse capítulo Freire (2011) também irá utilizar o termo “palavramundo” para se referir à importância das experiências existenciais dos sujeitos ao longo dos processos educativos. Assim, através da leitura do mundo