A importância do aprendizado na vida humana
O homem é um ser pensante, dotado de algumas apropriações que determinam algumas características físicas e biológicas, diferente dos animais.
Contudo ao nascer o homem deve aprender a ser homem e isto se difere pela cultura na qual está inserido, pelas suas funções psíquicas e pelas aptidões que ele adquire ao longo da vida.
O contato com o meio em que vive propicia o aprendizado diante de suas necessidades, é o que o torna o homem individual e particular. Por sua vez ao se relacionar com outros indivíduos aprende exercitando as suas habilidades, pois tudo o que sabemos fazer aprendemos através da nossa vivência.
O homem aprende a utilizar os instrumentos de trabalho com outros homens, como exemplos desta aprendizagem são as ferramentas de trabalho criadas pelo próprio homem que levam traços da necessidade criada no seu mundo. E para seu uso o homem reorganiza seus movimentos naturais, adaptando-se a essas necessidades criando formas de supri-las.
De acordo com o psicólogo Alexis Leontiev, a linguagem é o elemento concreto que permite ao homem ter consciência das coisas. Mas, para chegar até a linguagem, houve alguns antecedentes. Sabemos que o homem teve sua origem através de um antropoide que teve um quadro evolutivo até chegar a linguagem, pois primeiramente ele aprendeu a andar sem usar as mãos, ficando ereto, logo depois ele vivia em grupos que tinham o dedo opositor o que facilitava a utilização de instrumentos para apanhar alimentos e satisfazer as suas necessidades, sendo que o sistema nervoso dispunha do suporte mínimo para o desenvolvimento da linguagem.
O ser humano difere dos animais, pois planeja suas ações, idealiza e executa o seu trabalho, no entanto existe algumas semelhanças com alguns animais como por exemplo as aranhas.
Ao observar uma aranha na sua teia, sabemos que ela foi tecida para garantir a sua alimentação, pois quando um inseto fica preso nessa teia, a aranha já tem o seu sustento