A importância das micro e pequenas no cenário nacional
O tema deste estudo é o empreendedorismo.
O termo empreendedor surgiu aproximadamente entre o século XVII e XVIII e vem do verbo francês entrepreneur que significa “ousado”, “aquele que assume riscos e que começa algo novo”. Era usado para nomear pessoas que através de suas formas de pensar e agir visionárias impulsionavam o desenvolvimento econômico.
1.1 Delimitação do tema
A importância das Micro e Pequenas empresas no cenário nacional.
2. JUSTIFICATIVA
A importância das micro e pequenas empresas no Brasil é eminente em cada dado estatístico divulgado pela mídia. São estas empresas que mantém poucos funcionários que garantem a empregabilidade no país, portanto, este estudo está enraizado na observação da necessidade de estudar profundamente o tema.
Com a importância das micro e pequenas empresas sendo reconhecida no Brasil a partir da década de 1990 com maior interesse no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) e a criação da SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) o governo passou a incentivar tais práticas deixando o ambiente favorável tanto economicamente quanto politicamente, pois até então o cenário era totalmente o oposto disto. Pois é fundamental preocupar-se com as micro e pequenas empresas devida a sua importância na geração de renda no país.
Como grande fator da geração de renda nacional, o estudo sobre o empreendedorismo é fundamental tanto para quem quer abrir seu próprio negócio quanto para administradores que precisam entender de maneira global sobre o assunto, além de ter a oportunidade de atuar na área nesta área executando consultorias para micros empreendedores seja para começar a empresa, consolidá-la e/ou ampliá-la.
Os dias atuais a partir dos anos 2000 será o foco temporal desta pesquisa, mas também revisando fatores importantes do passado, imprescindível para entendermos a linha do tempo que envolve o crescimento desses pequenos negócios no