proteinas
Professora: Maikeli Antunes
Serie: 1ª 8
Alunos: Julio e Bento
Proteínas
23 de Abril de 2014.
Introdução
As proteínas são compostas orgânicas de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca dos 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Veremos onde encontra-las e muito mais.
Conclusão
Desta forma podemos afirmar que, existe sim uma necessidade biológica de que tenhamos uma dieta extremamente balanceada, com ingestão de alimentos de origem vegetal e animal que suprem as necessidades que nosso organismo tem, tanto de aminoácidos essenciais quanto de proteínas, para que nós possamos viver com maior plenitude sem se preocupar com enfermidades provocadas pela ausência desses componentes citados acima.
A alimentação adequada é sem dúvida a maior das fontes de saúde existente, se soubermos controla-la corretamente, poderemos quem sabe ter a fonte da juventude em nossas mãos.
Conceito de Proteínas
O termo proteína deriva do grego proteíos, "que tem prioridade", "o mais importante".
As proteínas são consideradas as macromoléculas (1) mais importantes das células. E para muitos organismos, constituem quase 50% das suas massas.
As Proteínas são compostas orgânicas de estrutura complexa e massas moleculares elevadas sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.
Uma proteína é um conjunto de no mínimo 80 aminoácidos.
As proteínas não são como os carboidratos que podem ser armazenados nas células, mas elas fazem parte da estrutura biológica. De modo que a construção e manutenção do organismo humano dependem do fornecimento dessas proteínas. Elas têm inúmeras funções em nosso organismo, entre elas: Estrutural, Reguladores do metabolismo, Sistema imunológico.
As proteínas podem