A importância das bactérias
Introdução
As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que associam-se a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura.
Portanto, vários motivos justificam o fato de o mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. A microbiologia, ciência que estuda os microorganismos, permite a familiarização necessária com esse grupo microscópico e oferece condições para o aprimoramento dos conhecimentos nos mais diversos campos da ciência.
Na alimentação
As bactérias também são importantes na nossa alimentação. Espécies como aStreptococcus thermophilus, S. lactis e S. cremoris; Lactobacilos bulgaricus, L. casei, L. acidophilluse L. yogurtii; e algumas dos gêneros Acetobacter, Corynebacterium e Acetobacter; são as responsáveis pela existência do vinagre, ácido glutâmico, chucrute, chocolate, pão, vinho, bebidas fermentadas, molho de soja e de determinados laticínios. Na biotecnologia
O desenvolvimento científico e tecnológico tem possibilitado o aproveitamento de seres vivos em tecnologias úteis à humanidade, atividade conhecida genericamente como biotecnologia. Bactérias dos dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus, por exemplo, são indispensáveis na produção de queijos, iogurtes e requeijões; e as Acetobacter, convertem o álcool do vinho em ácido acético, participam da produção de vinagre.
As bactérias também têm sido empregadas em larga escala na indústria farmacêutica, para a produção de antibióticos e vitaminas. Na indústria química, a produção de substâncias como o metanol, o butano, a acetona, requer o uso de bactérias. Nas grandes cidades, as bactérias decompositoras ganham destaque, uma vez que decompõem matéria orgânica dos esgotos e do lixo. Essa