Importância das bacterias
As bactérias como organismos decompositores: após morrerem, animais, plantas e outros seres são decompostos por fungos e bactérias. Não só o corpo sem vida pode ser decomposto, mas também dejetos e secreções como urina, fezes são processados por bactérias. Estes organismos degradam a matéria orgânica sem vida em moléculas simples que são liberadas no ambiente e podem ser novamente utilizadas por outros seres. A atividade dos organismos decompositores é indispensável e essencial para a reciclagem de elementos químicos, como o nitrogênio, no nosso planeta.
Bactérias e Biotecnologia
A indústria de laticínios vale-se das bactérias Lactobacillus e Streptococcus para a produção de queijos, iogurtes e requeijão. Na fabricação de vinagre são usadas bactérias do gênero Acetobacter que transformam o etanol do vinho em ácido acético. Bactérias do gênero Corynebacterium são utilizadas na produção do ácido glutâmico (um aminoácido). Esta substância é utilizada em temperos para acentuar o sabor dos alimentos.
Atualmente, também se usam as bactérias para a produção de antibióticos e vitaminas. O antibiótico neomicina é produzido por células do gênero Streptomyces.
A indústria química igualmente vale-se das bactérias para produzir substâncias como o metanol, butanol, acetona.
A tecnologia do ADN recombinante, também denominada "Engenharia Genética", tem nos permitido alterar geneticamente certas bactérias fazendo-as nos produzir substâncias economicamente interessantes, como insulina humana produzida por estes organismos procariontes geneticamente modificados.
As bactérias podem decompor aeróbica ou anaerobicamente matéria orgânica. Quando em um lago ou rio existe uma grande quantidade de substâncias orgânicas, como esgoto, por exemplo e não há suficiente oxigenação desta massa de água, acontece a decomposição anaeróbica ou putrefação. Neste processo ocorre a produção de gases malcheirosos e podemos observá-lo em rios poluídos.