Gerenciamento canteiro de obras
A construção do canteiro de obras é um procedimento que antecede a execução da obra, variando Conforme o tamanho do empreendimento a ser construído. As tarefas preliminares para a construção do canteiro incluem o acesso à água para consumo, como primeira providência, a coleta de esgoto, (imprescindíveis para a primeira locação física do canteiro de obras), o barracão de guarda ou contêineres para a guarda de materiais e abrigo dos operários residentes, o fechamento da obra ou todo o perímetro do terreno (além de exigência da prefeitura, trata-se ainda de serviço que visa melhorar a segurança da obra), item fundamental nos dias de hoje, e que deverá ser permanente é, finalmente, o canteiro de serviço, que após a construção do barracão ou instalação inicia a preparação do terreno para receber a locação de paredes.
1. Princípios básicos para a organização do canteiro de obras Segundo Souza (1993), em um canteiro de obras o objetivo principal é alcançar uma melhor disposição para o material, mão-de-obra e equipamentos.
Para a organização de um canteiro de obras, alguns princípios básicos devem ser observados.
Ao se iniciar uma obra, deve-se sempre pensar na organização do canteiro de obras de Forma a compor uma melhor maneira para os produtos. Esse cuidado agiliza a obra, e ao mesmo tempo evita perdas, danos ou extravio de materiais. Nos dias atuais, em que a competitividade é grande, a procura por novos procedimentos gerenciais, principalmente os de planejamento de obras, poderão reduzir os custos da empresa a partir de um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para a produção, bem como diminuir os investimentos ou o aporte de recursos financeiros mediante estratégias de obra que não antecipem ou “estoquem serviços”, evitando a mobilização de recursos financeiros na obra antes do necessário.
2. A situação das empresas e as dificuldades na implementação de sistemas de planejamento em canteiro de obras Conforme a