resistência dos materiais
SÃO PAULO, 2014
TP-3
Tema:
1. Canteiro De Obra De Edifícios: Conceitos Gerais, Componentes e Equipamentos2. Estoque De Matérias: Curva ABC
3. Cronograma Físico Financeiro De Um Edifício
4. PERT/CPM - Caminho Crítico
5. Impacto Ambiental De Obras Civis - EIA/RIMA
Nome: Edgar da Silva Serafim R.A. B40968-1 Turma: EC5Q01Orientador: Profo. Rene
Trabalho Escrito da Disciplina de Gerenciamento de Obras Civis (GOC), apresentado como exigência parcial para a aprovação na disciplina. Representa parte dos créditos necessários para a conclusão da Matéria acima, referente ao Curso de Engenharia Civil – 5ºSemestre, da Universidade Paulista UNIP – Campus Indianópolis.
SÃO PAULO, 2014
RESUMO
A indústria brasileira da construção civil tem se mostrado cada vez mais diversificada, mais complexa, mais exigente, embora ainda existam construtoras que não abracem a busca por melhorias contínua, por inovações nos processos produtivos e gerenciais, na realidade “mudança” é a palavra-chave neste século. A crescente conscientização do consumidor para os problemas do custo elevado e da não-qualidade dos produtos têm dirigido a atenção dos empresários da construção civil para o planejamento e o controle da produção.
Planejamento pode ser definido como um processo por meio do qual se estabeleça objetivos, discutem-se expectativas de ocorrências de situações previstas, veiculam-se informações e comunicam-se resultados pretendidos entre pessoas, unidades de trabalho, departamentos de uma empresa e até mesmo entre empresas. Através do planejamento poderemos, definir a organização para executar a obra; tomar decisões; alocar recursos; integrar e coordenar esforços de todos os envolvidos; assegurar a boa comunicação entre os participantes da obra; suscitar a conscientização dos envolvidos para prazos, qualidade e custos; caracterizar a autoridade do gerente; estabelecer um referencial para controle;