A importância da tomada de decisão
A ética é percebida em uma sociedade como um conjunto de valores, sendo que estes definem o que é certo ou errado em busca do bem estar social. Considera-se ainda que há uma relativa diferença entre os conceitos sobre ética, moral e legal. A ética pode ser definida como um conjunto de valores e filosofias que norteiam as decisões para o convívio sustentável das pessoas e organizações. A moral trata de convicções individuais sobre o que é certo ou errado, enquanto o conceito de legal está direcionado às leis jurídicas de uma determinada região ou país.
Saber tomar as decisões é a principal função do administrador da empresa, pois não existe decisão perfeita, ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, sempre visando o desempenho econômico, lembrando que também existem os resultados não econômicos, como a satisfação dos membros do negócio e dos colaboradores.
A tomada de decisão é um processo que consta identificação do problema, dos critérios, a forma de elaborar, analisar e escolher alternativas, verificando a eficácia da decisão.
O ato de tomada de decisão pode ser para muitas pessoas, um ato de sofrimento. Algumas possuem dificuldades nas decisões mais simples, como escolher uma roupa para uma determinada ocasião ou um roteiro para as férias.
A grande dificuldade para tomar decisões acontece freqüentemente em qualquer situação, seja ela no ambiente profissional ou pessoal. Uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta. As conseqüências virão, cedo ou tarde, positivas ou