A importância das crianças na tomada de decisão
Atualmente as crianças são consideradas sujeitos de muita importância na tomada de decisão de compra no ambiente familiar. Suas opiniões muitas das vezes são consideradas de grande valia para os pais na hora de adquirir um bem. As crianças de hoje não são mais vistas como sujeitos passivos e sim como sujeitos ativos e curiosos, sempre atentos às novidades. Algumas delas, com domínio da tecnologia moderna (a internet) e com acesso as diversas informações, tornam-se membros de grande influência no núcleo familiar.
As estratégias para atingir as crianças e também os pais constam de apelos emocionais num contexto composto por crianças, as imagens e ambientes facilmente chamam muito a atenção e atraem o público-alvo (por este e outros motivos que as grandes lojas infantis de hoje são sempre bem coloridas e procurando chamar bastante atenção da criançada, pondo em suas vitrines brinquedos bem coloridos e músicas infantis do gosto de cada criança.). Há também o uso frequente de Jingles e slogans, que além de chamarem bastante a atenção são de fácil memorização e lembrados com frequência, quando diante de estímulos ocasionais. Publicidades que apelam para a insistência da criança, junto aos pais, adquirem determinados produtos que são comuns e constrangedores para os pais. Observando algumas publicidades direcionadas ao público infantil, facilmente se identificam técnicas utilizadas para confundir as crianças. Dentre elas podemos citar:
• O uso de linguagem que sugere a urgência na compra de um produto;
• Frases no sentido ambíguo;
• O uso de personagens de desenhos;
• Apresentadores de programas infantis de marcas próprias e outros produtos licenciados;
A importância das utilidades na hora das compras: os personagens (34,5%), as cores (27,3%) e as formas dos produtos (18%), porém, as embalagens são os itens que mais chamam a atenção das crianças.
56,8% dos pais ou parentes acreditam que se as crianças da sua casa