A importância da qualidade de vida e do autocuidado para o idoso
“Qualidade de vida e autocuidado”, esse é o tema a ser tratado no projeto de pesquisa.
2. Delimitação do tema:
O tema foi escolhido mediante a necessidade de a população brasileira saber um pouco mais sobre esse tema que é de extrema importância não só para os idosos, mas também para toda a população, pois precisamos manter uma vida equilibrada para que possamos viver com qualidade de vida desde a juventude ou até mesmo antes. Para que no futuro possamos ter um envelhecimento normal e não patológico, e assim possamos nos ter o autocuidado.
3. Resumo:
O crescimento da população idosa no Brasil vem ocorrendo de forma acelerada, em virtude de fatores como a queda dos índices de fecundidade e aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Com esse crescimento ocorre o aumento das doenças crônicas e degenerativas que comprometem o autocuidado e conseqüentemente a qualidade de vida. Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. E o Autocuidado é a prática de atividades que os indivíduos iniciam e executam em seu próprio benefício para a manutenção da vida, a saúde e do bem estar. Assim, este projeto visa avaliar a qualidade de vida dos idosos.
4. Introdução:
O envelhecimento normal acontece com todos nós. Deste nós não conseguiremos fugir e quem disser o contrário, à luz da ciência atual, está enganado. A boa noticia é que o envelhecimento normal não nos impedirá de fazer esportes, de cuidar do intelecto, e ser ativo; ou seja, não impõe graves limitações a vida. Já o envelhecimento patológico, esse pode trazer terríveis limitações a vida.
O crescimento da população idosa no Brasil vem ocorrendo de forma acelerada, em virtude de fatores como a queda dos índices de fecundidade e aumento